top of page

Brasil tem 1 cirurgião-dentista para cada 558 pessoas

Segundo informações publicadas pela folha vitória e confirmada por dados recentes do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem cerca de 384 mil cirurgiões-dentistas cadastrados no sistema CRO/CFO em todo o país. Isto equivale a 1 profissional para cada 558 habitantes.


No Distrito Federal a média está melhor. De acordo com o censo prévio de 2022 Brasília possui 2.923.369 habitantes e 8.963 dentistas ativos no sistema CRO/CFO o que equivale a cerca de 1 profissional para cada 326 pessoas.


No cenário global os números do Brasil são bons visto que para a Organização Mundial da Saúde, o mínimo para a promoção da saúde bucal é que se tenha um profissional para cada 1200 habitantes.


Pesquisas também revelam que os brasileiros estão muito preocupados com a beleza, procurando os profissionais da odontologia, muitas vezes, para realizar procedimentos estéticos e não reabilitadores ou preventivos. Mais de 41% dos entrevistados com mais de 60 anos não tinham mais dentes na boca. Além da saúde dos dentes, as visitas aos consultórios odontológicos ajudam a detectar doenças em fases iniciais e a prevenir problemas que serão observados a longo prazo.



Fontes:




640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page